Dicas criativas para ensinar informática para crianças

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em tempos de revolução digital, as crianças disparam na frente nesse processo de inovação. Hoje com poucos meses de vida, um bebê já pega um celular com interesse e quanto mais velho, mais ele raciocina e facilmente entende como funciona todos os dispositivos e aparelhos tecnológicos.

Por isso é simples e estimulante ensinar informática para crianças, porém não deixa de ser um desafio. É fundamental entender bem como funciona um computador e incentivá-los nesse processo de aprendizado. Veja dicas criativas para ensinar informática para crianças com diversão e sucesso.

Interaja com as crianças

Eis a parte mais importante de todo o processo de aprendizado, a interação com os alunos. Converse na mesma língua, se divirta com eles e mantenha um relacionamento amigável e descontraído. A aula de informática geralmente é a mais divertida e esperada pelas crianças, por isso é fundamental você enriquecer ao máximo esses momentos.

Seja criativo e ensine o que existe de mais legal na informática

Fazer desenhos com o Paint, personalizar a área de trabalho com cores, imagens e gadgets, ouvir música, baixar programas e acessar a internet, são as coisas mais legais que o professor de informática pode ensinar a seus alunos.

Nesse momento, incentive-os a usar a criatividade, a mexer em todos os comandos e descobrir o que é possível fazer. Fique de olho para que eles não toquem em algo que não saibam como sair, mas oriente o caminho e deixe-os se animarem com esse momento.

Seja ainda mais criativo para ensinar a parte chata da informática

criativo para ensinar

Mas como nada é flores, a informática também tem sua parte ´´chata“. Usar o Office por exemplo, pode ser cansativo para muitas crianças, que acham penoso ter que fazer planilhas, escrever no Word ou até obedecer aos comandos do Power Point para conseguir um slide.

Mas use a cabeça e transforme esses momentos em algo proveitoso, mostrando o lado legal de tudo isso, como criando com eles gráficos sobre os doces mais gostosos da cantina e colorindo com os amigos no Excel ou criando uma carta para o papai Noel no Word. Quanto mais a aula for maçante, mais o professor deverá utilizar métodos eficazes para ensinar.

Ensine o que todos deveriam saber

Backup de dados é algo importante para ser feito regulamente em qualquer computador…mas todos sabem fazer? E HTML Básico, a maioria dos usuários da web sabem como funciona? Antivírus, é fácil de mexer?

Todos esses pontos que falamos são importantes e necessários dentro de um computador, porém a maioria de nós não tem nenhuma base sobre o assunto. Para crianças que estão com a mente jovem, livre e estimulada para tecnologia, é essencial que esses assuntos sejam ensinados para que possam não só dominar, mas até se encontrar em uma profissão futura.

Tenha controle sobre sua turma

Em meio a tanta coisa boa que a informática tem a oferecer, é possível que no meio da aula surja momentos de bagunça e descontrole, e o professor fique sem saber o que fazer.

Por isso, deixe claro desde o início que você é autoridade e para aula ser um sucesso e todos aprenderem e se divertirem, é preciso que todo mundo obedeçam e respeitem você.

Qualifique-se e aprenda coisas novas

aprenda coisas novas

Um bom professor de informática para crianças, sabe que tem que estar sempre antenado com as novidades do mercado, pois sempre existem coisas novas a aprender, além de que a qualificação, abrirá novos meios de trabalho.

A qualificação em Informática Aplicada a Educação, é um curso online importante para professores que desejam ser melhores orientadores da computação e também entender o que o mercado tem de novo e melhor para seu futuro profissional.