Como calcular a quantidade de ouro puro em sua jóia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Jóias de ouro geralmente não são feitas de ouro puro, como este metal é muito macio e qualquer item feito dele iria se dobrar facilmente. Em vez disso, ele é misturado com outros metais, como zinco e cobre, e a liga resultante é mais dura e mais adequada para fazer jóias.

Para calcular a quantidade real de ouro puro em suas joias, primeiro você precisa saber seu peso e quilate.

Determinando os quilates de sua joia de ouro

Determinar o quilate de jóias de ouro pode ser feito olhando para suas marcas de quilates ou testando a liga de ouro para ver quanto ouro puro contém.

Marcas de jóias de ouro

As marcas de quilate em jóias de ouro são geralmente estampadas em lugares que não são facilmente visíveis, e os quilates são denotados pelo signo K ou Kt.

Os números padrão de quilates que você provavelmente verá são 10K, 14K, 18K, 20K e 22K .

Outra maneira comum de marcar jóias de ouro é usando partes por mil números em vez de quilates. Valores de peças por mil podem ser convertidos em uma porcentagem dividindo por 10.

Por exemplo, a marca de peças por mil 583 significa que a jóia contém 58,3% de ouro puro.

Para converter partes por mil em quilates, divida por 1000 e multiplique por 24. Por exemplo, convertendo a marca 583 mencionada anteriormente, podemos ver que ela é realmente igual a 14 quilates.

Teste de Karat para joias de ouro

Se não houver marcas em suas jóias de ouro, você poderá testá-las quanto à pureza.

A maioria dos joalheiros faz esses testes, e se você for a uma joalheria, eles provavelmente usarão ácido nítrico para determinar o quilate do seu ouro.

O joalheiro arranha seu item e tira uma pequena amostra de seu material, e sua pureza pode ser determinada pela maneira como a liga reage com o ácido.

Você também pode fazer esse teste em casa, mas o aconselhável é que você procure um local de revenda de semijoias, onde especialistas irão te ajudar. Tudo que você precisa fazer é comprar um kit de teste de ouro, que irá conter garrafas com ácido nítrico, e siga as instruções incluídas.

Convertendo Gold Karats em uma Porcentagem

Uma vez que você conheça os quilates de suas joias de ouro, é melhor convertê-los em uma porcentagem para descobrir que parte da liga de ouro que você possui é, na verdade, ouro puro.

Este cálculo é simples: basta dividir o número de quilates de suas jóias por 24 e multiplicar por 100.

Por exemplo, se você determinou que um item de ouro tem 18 quilates, dividir 18 por 24 significa 0,75, o que equivale a 75% de teor de ouro.

Pesando sua joia de ouro

Para pesar seu ouro, você precisará de uma balança sensível. Não pese a sua joia de ouro junto com os diamantes ou outras pedras que ela possa ter – você só precisa do peso das peças de liga de ouro.

Se você pesa joias de diferentes quilates, não coloque todos os itens na balança, mas apenas pesar partes do mesmo quilate.

Você pode pesar o seu ouro em gramas, mas muitos joalheiros e negociantes de ouro usam onças troy e pennyweights , então você também pode precisar converter suas medidas para essas unidades.

Vamos ver como isso é feito.

Determinando a quantidade de ouro puro em sua joia

Depois de pesar suas joias de ouro, você precisa aplicar a porcentagem de pureza que você já calculou para cada item em seu peso, a fim de descobrir quanto é ouro puro.

Calculando o peso do ouro puro em gramas

Simplesmente multiplique o peso de suas jóias em gramas pela sua pureza.

Por exemplo, se você tem um anel de 18K que pesa 7 gramas, sabendo que 18 quilates equivalem a 75% de pureza, você pode calcular que o ouro puro no anel é de 5,25 gramas.

Calculando o Peso do Ouro Puro em Onças e Onças Troy

Uma onça troy é igual a 31,1 gramas , enquanto uma onça regular é igual a 28,34 gramas .

Assim, para converter o peso do seu ouro de gramas para onças troy, divida-o por 31,1 e, para obter o seu equivalente em onças, divida seus gramas por 28,34.

Por exemplo, 10 gramas de ouro puro é igual a 0,32 onças troy, ou 0,35 onças.

Calculando o Peso do Ouro Puro em Pennyweights (dwt)

Um pennyweight é uma unidade de medida comumente usada em jóias e é denotada por ” dwt “. Uma onça troy contém 20 pennyweights , então um pennyweight é realmente 1/20 th de uma onça troy.

Como um guia de conversão rápida, 1 pennyweight é igual a 1,56 gramas , 0,05 onças troy e 0,055 onças .

Então, para converter o peso do seu ouro de gramas para pennyweights, divida por 1,56 (ou multiplique por 0,64).

Valorizando o ouro puro em sua joia

Depois de calcular o peso do seu ouro, talvez você esteja se perguntando quanto vale a pena. A resposta depende de onde você vende suas jóias.

Se você vender seu ouro para negociantes de ouro por sucata de ouro , a maioria dos compradores pagará cerca de 60% a 80% do preço atual de mercado do ouro.

Se você vender suas joias em um leilão ou para um indivíduo, o preço dependerá da singularidade de seus itens e é difícil de prever, já que cada caso é diferente.

Mas você deve ter em mente que as jóias mais usadas são vendidas com um grande desconto nos preços de varejo de peças novas, a menos que tenham valor antigo ou colecionável.

Onde comprar jóias de ouro?

Dê uma olhada na grande seleção de ouro da Amazon .

Para jóias com diamantes, esmeraldas, rubis ou safiras , recomendamos James Allen porque permite que você dê uma olhada de 360 ​​graus em qualquer pedra antes de colocá-la em ouro.